sábado, 27 de julho de 2013

50 VEZES


 
    Várias perguntas na cabeça, procura pela inspiração, acordar 1 hora mais cedo pra pensar e conversar com meus botões na viagem de ônibus um pouco antes de começar. Primeira aula do semestre + primeira aula do primeiro nível de Inglês do curso. Ou seja, o Básico 1 caiu para a teacher Scarlett.
    Acho curioso que justo hoje eu esteja postando pela 50ª vez porque isso me faz pensar também que com certeza entrei mais do que 50 vezes em uma sala de aula em início de semestre. Mas se não bastasse ser o começo do semestre, para os meus alunos, aquilo foi o começo do começo. "Era uma vez o dia em que eu comecei a estudar Inglês...". Será que vou fazer parte dessa história?
    Ensinar Básico 1 pode ser a coisa mais frustrante e mais gratificante do mundo. Eu gostaria, de verdade, que dessa vez seja "A" experiência para mim. Pensar que eu posso ser aquela pessoa que contribui para dar o puxão definidor de libertação de um mundo monolingue preto e branco para um mundo bilingue colorido e em 3D que esses alunos vão experimentar. Daí a grande responsabilidade, daí a minha auto pressão para que fosse uma aula significativa e que definisse futuros. Essa poderia simplesmente ser a primeira aula de um dos vários cursos que esses alunos fizeram, fazem ou ainda virão a fazer. Mas também poderia ser a porta de entrada para um novo mundo se abrindo em frente a eles mesmo que... eu esteja cumprindo um papel que já treinei 49 vezes.

PERGUNTA: Qual pode ser sua contribuição como professor na primeira aula de Inglês de seus alunos? (Obs.: Receitas mágicas são muito bem-vindas!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário