quarta-feira, 3 de julho de 2013

DESISTIR FAZ BEM PRA SAÚDE



      Às  vezes não percebemos o quanto nos escravizamos com essa enxurrada de tarefas, missões, alvos que impomos a nós mesmos. E quando você percebe que não consegue mais lembrar porque decidiu se empenhar tanto em algum projeto, é hora de repensá-lo. 

   Essa noite, sonhei que, além de todo o trabalho que eu tenho pra fazer na minha atual rotina, ainda trabalhava no meu primeiro emprego: uma padaria. Mas a única coisa que lembro desse sonho é minha mãe dizendo: "Cali, tu não precisa fazer isso. Por que ainda está trabalhando aqui?" E na mesma hora, sem pensar em mais nada, aceitei essa observação tão prontamente como eu aceitaria um pote de meio litro de sorvete. "É verdade... eu não preciso disso". Foi libertador me dar conta do nada de que talvez eu estava me auto sabotando, que tudo iria continuar dando muito certo mesmo sem aquele emprego.

   Fico pensando o quanto a vida pode continuar dando certo ou dar muito mais certo sem algumas auto-imposições que já não tem mais fundamento: aquele aluno particular que te dá mais dor de cabeça do que outra coisa, a carga horária explodindo, aquela atividade bem dinâmica que os alunos gostam mas que não vai dar tempo de preparar, o blog que você queria escrever todo dia mas que tá dando mais trabalho que o imaginado. E mais do que isso tudo, é libertador saber que tudo bem se eu desistir de ser professora por um tempo e também vai ficar tudo bem se eu desistir pra sempre também. Pensar que esse blog era pra falar sobre ensino mas às vezes penso que o último post dele um dia poderá ser pra dizer que algo como: deixei de ser teacher... por enquanto.

Um comentário: