terça-feira, 9 de julho de 2013

HORA DO BALANÇO



   Provas de dois semestres atrás viram reciclagem, as várias cópias extras de exercícios são organizadas (momento acompanhado por um sentimento de culpa por contribuir no desmatamento), clipes vão sendo re-aproveitados... Isso é ritual de final de semestre e preparada para chegada de outro. Amo rituais e amo recomeços. Com todo recomeço que se preze vem também um balanço que se preze. Quais foram então as lições que eu aprendi nesse semestre? Qual é a situação da "casa" e como posso arrumá-la para que venha o que tiver que vir?
    
     Minhas conclusões:

  1. Os alunos de níveis avançados parecem estar satisfeitos em geral com as aulas. Me fez sorrir quando escuta a tal da pergunta/comentário: "Ahhhhhh então não é a professora que vai continuar no próximo semestre? Que pena!"
   2. Existe uma forma universal, curinga, que sempre funciona para agradar em todos os grupos: música. Estratégia cliché? Estratégia barata? Naaaaada. Todos curtem.
    3. Tudo encorpora um outro significado quando o fator "competição" ou "recompensa" está no meio.
   4. Creio que conseguimos fazer progresso no aspecto: aprender a aprender.
   5. Uma boa parte dos alunos não são auto-motivados. Fato. O que vai fazer diferença é a minha atitude em ignorar esse fato ou procurar encontrar algo que esteja ao meu alcance para mudar essa história.
 6. Não existe aprendizagem significativa sem relacionamento. (assistindo a uma palestra do www.ted.com)
    7. Aprendi com a minha colega professora de Espanhol que é muito mais fácil ensinar depois que você já conseguir fazer o aluno gostar de você. Dá trabalho demais conquistar alguém apenas  pela qualidade do trabalho. A empatia é um fator que produz resultado mil vezes mais rápido.
   8. Realmente é necessário entrar no universo dos adolescentes. Tentar evitar o universo deles é pura perda de tempo, é dar murro em ponta de faca.
    9. O meu estilo é um pouco mais rigoroso mas uma chance, um voto de confiança, um ato de misericórdia aqui e outro lá nunca matou ninguém.

     Termino meu balanço fechando em 9 lições. Meu número favorito é 11 mas em homenagem a uma das pessoas que mais me incentiva a escrever, fico com um número 9. E por fim, para quem não sabe, “fazer um balanço, refletir sobre os resultados” em Inglês falamos “take stock”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário