terça-feira, 2 de julho de 2013

HUMILDADE

 


     Nós seres humanos, seres e estares. Seres intrigantes e contraditórios. Comecemos por mim.

     Ao mesmo tempo que eu tento ser "mais eu" e não me abalar com o que os outros pensam de mim, a verdade é: quem é que mesmo realmente não se importa com o que os outros pensam de si? O que na realidade muda de uma pessoa para outra é O QUE importa. Um bom tanto de coisas incluindo: a marca da minha calça, se minhas roupas tão na moda, se a música que eu escuto é "cool", se a minha opinião é a mesma que da maioria... realmente não é fonte de preocupação para mim. Não me faz muito menos feliz saber que nem todos curtem essas características a meu respeito. Mas... a verdade é que ao mesmo tempo, sou amedrontada por alguns outros fantasmas.

     Ao sair do meu trabalho, recebo um e-mail encaminhado de uma mãe de aluna que, nessas palavras, disse estar indignada por a filha ter reprovado sem que ela tivesse sido alertada ao longo do semestre que a filha apresentava dificuldade. Disse que questionava as aulas de uma professora que reprova tantos alunos e se isso seria um sinal de que essa professora estava reprovando seu próprio trabalho. Que balde de água fria. Taí: fiquei abalada, fiquei triste, me sentindo humilhada, decepcionada e fragilizada. Pensei comigo: "não é toda opinião alheia contrária que me atinge desse jeito." Por que será alguns eventos tem o potencial de me deixar tão pra baixo?

     Mas a conclusão que cheguei hoje, agora a pouco, caminhando para casa e pensando no que dizer amanhã no telefonema que darei a dela, é de que a honestidade e a humildade serão a melhor política. Eu poderia adotar uma postura totalmente defensiva ou até mesmo agressiva (que às vezes ocorre quando no fundo eu sei que tenho minha parcela de culpa)e assim, passaria a perder ainda mais o respeito. Ao contrário disso prefiro fazer algo mais honrável: admitir minha parcela no erro. Humildade abre caminhos, derruba e constroi muros, baixa a guarda, quebra o gelo, quebra preconceitos e expectativas erradas. Talvez esteja faltando um pouco e é claro que não me agrada reconhecê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário